Rede Brincar e Aprender

O projeto Rede Brincar e Aprender, CIESPI/PUC-Rio, esteve ativo entre os anos de 2002 e 2009. Teve como proposta a integração das áreas da cultura, da educação e da ação social objetivando o intercâmbio entre quatro comunidades de baixa renda localizadas na zona sul do Rio de Janeiro – Santa Marta, Rocinha, Horto e Mangueira de Botafogo.

Tendo como eixo a leitura e o brincar, objetivou criar e potencializar polos de observação, pesquisa e ação que possibilitassem a visualização de novos e possíveis caminhos na formação da criança: Biblioteca Comunitária Sol Nascente da Igreja Batista do Santa Marta, Brinquedoteca Peteca da ASPA – Ação Social Padre Anchieta – na Rocinha,  Brinquedoteca Volante do Horto e Biblioteca Comunitária Padre Ítalo Coelho no Mangueira de Botafogo.

A criança inserida na família, na vida comunitária e na história da sua cidade cresce consciente de sua importância na construção do mundo. Dar-lhe oportunidades e fixa-la em seu local de moradia evita seu afastamento, a perambulação a esmo e a perda progressiva de referências significativas.

A formação da criança é um dos grandes desafios do mundo atual. Com vistas a expandir oportunidades que favoreçam seu potencial e desenvolvimento integral  em seu local de moradia, este projeto de pesquisa-ação visou criar um circuito dinâmico de trocas e vivências que incentivaram o compartilhamento de dúvidas, incertezas e soluções encontradas por famílias, profissionais, organizações populares e instituições preocupadas com o futuro de crianças e jovens. Na contramão de práticas assistencialistas que se limitam a focalizar problemas, foi proposta uma ação integrada que valorizou múltiplos potenciais.

A criação do Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha foi uma das várias expansões estimuladas por esse projeto.

Relatorio Rede 2008

Relatorio Rede 2006_ 2007

Relatorio Rede 2005

Relatorio Rede 2004

Relatorio Rede 2002_2003

Relatório Elos na Rede