Programas de TV

TV Pontinhos: No caminho uma Rocinha Lúdica

http://rocinhaludica.blogspot.com.br/

Recebemos nos dias, 13,14 e 15 de outubro de 2010, a equipe da TV pontinhos para a produção de um documentário sobre Pontinhos de Cultura de várias regiões do Brasil e suas ações ligadas ao brincar. Preparamos uma agenda para esses três dias de filmagem na Rocinha com entrevistas, bate-papo entre a equipe, apresentação de brinquedos e atividades com crianças. Iniciamos as filmagens com um bate-papo/apresentação do projeto, das ações, apresentação dos Arautos e a forma como essa ação específica aconteceria na Comunidade. Mais tarde as filmagens aconteceram no Atelier do Tio Lino e fechamos ali o primeiro dia de filmagem.No segundo dia fomos até a casa da nossa Griô e artesã Maria da Paz, e fizemos uma entrevista com ela. Falamos de tudo, desde sua infância até os dias de hoje, passando por histórias, vivências como artesã, Ação Griô, e criação de brinquedos junto ao Ponto de Cultura. Arriscamos até uma criação junto ao painel de histórias. Uma bela manhã. À tarde rolou uma oficina com as crianças da creche “Roupa Feliz”, no Morro da Alegria. Levamos alguns brinquedos de nosso acervo e deixamos que as brincadeiras surgissem naturalmente, e aí a gente sabe bem o que acontece, né… Muita brincadeira, sorrisos e correria. No terceiro e último dia pela manhã fizemos uma filmagem de apresentação do programa, falando sobre nosso espaço, assim como uma apresentação do centro lúdico e Rocinha. Depois seguimos para a laje da nossa “Arauta” Evelin, e fizemos algumas tomadas da Rocinha e uma brincadeira com o Mapa-Jogo.
Demos adeus a equipe de filmagem com uma última entrevista, feita pelos Arautos, com os Griôs Martinha (Griô aprendiz) e Robson Pacífico (Griô de tradição oral). Fechamos assim os três cansativos, porém proveitosos, dias de filmagem junto á equipe da TV Pontinhos.
Agora é só aguardar o resultado, e assistir o programa, fiquem de olho!

tv-poninhos

Programa Amálgama Brasil

Uma equipe do Programa Amálgama Brasil, uma realização do Canal Brasil, esteve em março na ASPA – Ação Social Padre Anchieta para filmar a proposta lúdica que une a Brinquedoteca Peteca e o Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha (ambos apoiados pelo CIESPI).  O compositor e músico Jorge Mautner fez parte dessa equipe como o um entrevistador que interagia com todos e vivenciava os espaços de brincar e aprender. Na brinquedoteca, tocou no violino a música Aquarela do Brasil. O programa foi exibido em 11 de agosto de 2008.

amalgama-brasil