Ponto de Cultura

O que são os Pontos de Cultura?

São núcleos autônomos com protagonismo sociocultural, juridicamente constituídos, formados por coletivos e por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que articulam as diversas ações do Programa Cultura Viva/MinC. O programa foi criado em 2004, no âmbito do Ministério da Cultura, na gestão do Ministro Gilberto Gil, empossado pelo, então Presidente, Luis Inácio Lula da Silva.

O Programa Cultura Viva evoluiu a partir dos ponteiros ou fazedores de cultura que atuaram em todos os estados brasileiros, iniciaram reflexões e propuseram uma minuta de projeto de lei, que circulou pelos pais, ganhando uma dimensão de grande importância para sociedade brasileira, e que hoje se configura como Lei cultura viva de nº 13.018 de 22 de julho de 2014.

A capilaridade conquistada evidenciada através das manifestações culturais, das tradições, da imensa diversidade, do poder político cultural e econômico nas várias localidades brasileiras, mostrou a importância da descentralização. A abrangência nacional dos Pontos de Cultura foi, então, ampliada através da parceria do Ministério da Cultura com os Estados e os Municípios.

O Centro De Cultura e Educação Lúdica da Rocinha faz parte dessa rede desde seu início, desenvolvendo suas práticas lúdicas e participando ativamente de debates, reflexões e proposições através do Fórum dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro.

Anúncios