Griôs e Mestres da Rocinha

Griôs e Mestres da Rocinha participantes da Ação Griô:

Maria Marta Diniz da Silva (Martinha) – Brinquedista compromissada com a educação integrada à cultura da infância caracterizada pelo brincar; educadora comunitária iniciada em facilitação de vivências de grupo; integrante da equipe que implantou a Brinquedoteca Peteca da ASPA; assessora na implementação de brinquedotecas comunitárias; dinamizadora de   brinquedotecas em diferentes locais do Estado do Rio de Janeiro.

Lino dos Santos Filho (Tio Lino) – Artista plástico que utiliza, em sua arte, grande variedade materiais descartáveis; educador ministra oficinas para jovens e crianças em seu atelier e em escolas locais; promove encontros artísticos–culturais em parceria com instituições e associações locais; reconhecido como liderança comunitária.

Aerson Luiz Costa (Vô Aerson)– reconhecido na comunidade como líder espiritual com a sabedoria da cura; pessoa com história de vida de tradição oral. Dirigente espiritual e membro da União Umbandista dos Cultos Afros Brasileiros (UUCAB).

Margarida de Oliveira Colodinho (Vó Margarida) – nascida em uma fazenda de Bom Jardim, município do Rio de Janeiro, veio para a cidade do Rio de Janeiro aos 8 anos, com uma família rica, trabalhar como babá; moradora da Rocinha desde 1952 quando casou-se; conhecedora dos segredos da culinária aprendidos com sua mãe ao pé do fogão da fazenda onde nasceu; conhecedora de ervas curativas.

Robson Luiz da S. Pacífico – lutier de instrumentos variados, em especial os de percussão; responsável pela Arteofício Instrumentos Musicais, atelier-loja- galeria de exposição; cantor, instrumentista e compositor; nascido e criado na Rocinha.

Maria da Paz Macedo Pereira – artesã do grupo Mulheres Solidárias Confecção e Artesanato, participou desde o início do Ponto de Cultura Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha através da confecção de camisetas e estandarte, e também como educadora na formação de jovens Agentes Cultura Viva criando e confeccionando brinquedos e objetos lúdicos que hoje fazem parte do acervo e circulam por escolas e eventos de educação e cultura.