Entre Pontos

O Prêmio Areté de apoio a Pequenos Eventos Culturais, concedido pelo Ministério da Cultura através dos Programas Cultura Viva e Mais Cultura, possibilitou o intercâmbio entre Pontos de Cultura de todo o país.

Através desse prêmio, a equipe do Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha formada por jovens, griôs e articuladores culturais, visitou Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro entre 2009 e 2011, objetivando levar notícias brincantes da Rocinha através de seu diversificado acervo de brinquedos artesanais, propiciar o intercâmbio entre equipes.

Entre Pontos é uma iniciativa itinerante. Rodas de brincar e rodas de prosa ocupam quintais, varandas, pátios, quadras, ruas e praças em encontros com mestres de tradição oral, professores, articuladores culturais e crianças. A intenção é criar de forma coletiva e processual, através da convivência entre singularidades, uma cartografia lúdica que guarde e anuncie a história de cada grupo e região com suas manifestações culturais, seu cotidiano, suas paisagens, seus saberes e fazeres, e suas brincadeiras. Os brinquedos como conectores e como mensageiros das diferentes populações e realidades. Brinquedos-Arautos.

Anúncios