Brinquedoteca Peteca

Criada em 1987, numa parceria entre a ASPA (Ação Social Padre Anchieta) e o CAMPO (Centro de Assessoria ao Movimento Popular), a Brinquedoteca Peteca foi a primeira brinquedoteca comunitária existente no Rio de Janeiro.

Em 2007, um grupo de brinquedistas comemorou seus vinte anos de existência. Nesse encontro brincante de memórias comuns, foi ressaltada a importância da longevidade desse espaço comunitário, referência para outras brinquedotecas e espaços de brincar implantados na cidade e no estado do Rio de Janeiro. Uma das intenções foi a de acionar a sistematização de materiais e depoimentos que pudessem gerar um pequeno livro que registrasse esse percurso de educação brincante, inserido em uma rede comunitária de longas e incansáveis lutas comprometidas com uma vida digna, justa e igualitária, com direitos básicos universais garantidos, entendendo a formação da criança como um leque de variados aspectos que incluem moradia, ambiente, escola, cultura, memória, tradição, família, cidade, economia, trabalho, etc.

Entre 2002 e 2007, o projeto Rede Brincar e Aprender possibilitou sua revitalização. Essa experiência caracterizou-se pela ampliação de uma prática educacional que une o aprendizado ao lúdico.