Arautos Brincantes

Essa é uma ação que propõe reviver um tempo em que as notícias de lugares distantes eram levadas e anunciadas em espaços públicos através da figura dos mensageiros.

Jovens da Rocinha caminho com seus figurinos com bolsos coloridos que guardam notícias e singelos presentes. Nas mochilas e bolsas, seguem os brinquedos do acervo a serem compartilhados e redescobertos por cada grupo visitado. Adereços coloridos reforçam o convite a conhecer esses curiosos personagens andarilhos.

Na Rocinha, esses jovens seguem com a intenção de ativar a comunicação entre crianças das diferentes localidades da comunidade que tem proporções e complexidade de cidade.

Como atuar e por onde andar? Andam por ruas, becos, vielas e escadas alcançando espaços onde se encontram com grupos de crianças. Circulam pela comunidade como se atravessassem o tabuleiro do jogo de trilha No caminho, uma Rocinha Lúdica, que faz parte do acervo de brinquedos do Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha. Experimentam o universo das brincadeiras populares. Instigam a preparação de cartas, desenhos, bilhetes, objetos, pequenas lembranças como conexões. Desenham, em seus passos e gestos, um novo mapa da Rocinha, reinventando espaço e tempo.

Um convite a brincar, a inventar, a contar histórias, a criar e recriar brinquedos e brincadeiras, a comunicar seu cotidiano de desejos, referências, lembranças, aprendizados, criações e invenções.

arautos-brincantes

arautos-camisa