Ação Griô

Educação e Tradição Oral

Ação Griô Nacional, um programa do Ministério da Cultura criado em 2007, teve como objetivo a valorização dos saberes de tradição oral, transmitidos por mestres e griôs, integrando-os ao ensino público.

www.graosdeluzegrio.org.br

http://www.acaogrio.org.br/

O Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha foi um dos pontos de cultura incluídos nessa ação através do projeto pedagógico Rocinha ontem e hoje: Histórias Brincantes, desenvolvido em parceria CIEP Dr. Bento Rubião localizado na curva do S, Rocinha.

Maria Marta Diniz da Silva, brinquedista de larga experiência com brinquedotecas comunitárias, foi a responsável pelo desenvolvimento do projeto pedagógico na escola. Como Griô Aprendiz, fez a mediação entre os saberes dos Griôs e Mestres de tradição oral, as crianças e as professoras da Educação Infantil. Em sua prática, contou com a assessoria dos coordenadores do Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha, Nathercia Lacerda e Antônio Carlos Firmino.

Em 2009 foi lançado o livro Nação Griô: O parto mítico da identidade do povo brasileiro, organizado pelos coordenadores da ação Griô Nacional, Lílian Pacheco e Márcio Caíres. O livro sistematiza as vivências, invenções e pesquisas compartilhadas dos Pontos de cultura participantes da Rede Ação Griô Nacional.

 

 

Anúncios